Tarja Soile Susanna Turunen Cabuli (`nossa`q nome`[`Tarja Turunen ']; nasceu em Kitee na Finlândia em 17 de Agosto de 1977) é uma cantora, compositora e pianista finlandesa que ficou mundialmente conhecida como vocalista da banda de metal sinfónico Nightwish, entre 1996 e 2005. Actualmente ela segue em carreira solo.
Tarja começou sua carreira musical oficialmente em 1996 quando fundou a banda Nightwish ao lado de Tuomas Holopainen e Erno Vuorinen; Tarja cantou na banda até 2005, quando foi demitida em uma carta aberta à imprensa. Já em Dezembro daquele ano, Tarja iniciou uma turnê de concertos natalícios que se estendeu até o fim de 2006, quando ela lançou seu primeiro álbum solo, um projecto natalício chamado Henkäys Ikuisuudesta. Em 2007, Tarja lançou um novo disco, My Winter Storm, e iniciou uma turnê mundial que só acabaria em 3 de Outubro de 2009. O terceiro, e até agora mais recente, álbum de Tarja, What Lies Beneath, saiu em 3 de Setembro de 2010, com sua turnê promocional, What Lies Beneath World Tour, começando em seguida, com previsão de continuar até o fim de 2011.
Tarja é a cantora mais popular de seu país, eleita a voz da Finlândia pela presidente Tarja Halonen; ela é constantemente chamada para uma participação na TV ou para julgar uma competição local. Ela também é uma das cantoras do género mais populares da Europa. A cantora já foi indicada para seis Emma Awards e em 2009 foi pré-nomeada para o Grammy Awards por um trabalho conjunto com o artista Schiller. Seu perfil vocal se enquadra em soprano lírico-spinto, com amplitude de três oitavas.
Estima-se que Tarja tenha vendido cerca de 800 mil cópias em carreira solo e 3 milhões com o Nightwish. Tarja nasceu no pequeno vilarejo de Puhos, em Kitee, única filha entre três irmãos. Desde criança sempre apresentou interesse pela música. Sua mãe foi a primeira a notar isso, quando, em uma festa da família, a menina de apenas três anos mostrou sua voz para um público pela primeira vez, com a canção "Enkeli Taivaan" (Anjo do Céu). Depois disso, sua mãe decidiu coloca-la no coral da paróquia a qual frequentava, onde podia praticar regularmente, além de ter aulas adicionais em um grupo infantil.
Aos seis anos, ela começou a ter aulas particulares de piano erudito. Apesar de morar a vinte quilómetros do local das aulas, contava com o apoio de seus pais, que faziam questão que sua filha não faltasse às lições.
Na escola primária, Tarja era muitas vezes convidada a cantar em pequenas festas escolares. Nessa época, a cantora chegou a sofrer bullying por parte das meninas de sua escola, por sempre tirar notas altas nos testes e ser uma das alunas preferidas dos professores. Com isso, ela se tornou uma criança mais introvertida, tímida e a maioria de seus amigos eram garotos, os quais guardavam por ela admiração e tratavam-na com respeito.
Seus grandes ídolos na infância eram cantores de soul como Whitney Houston e Aretha Franklin. Nessa época achava-se que seria esse o caminho seguido pela garota, porém, aos quinze anos, Tarja mudou-se para Savonlinna, onde estudou na "Savonlinna Senior Secondary School of Art and Music". Lá passou a ter aulas de canto lírico e seguiu focando-se nesse estilo. No mesmo ano, ela cantou pela primeira vez para mais de mil pessoas como solista em um concerto de Natal.
Aos dezoito anos, mudou-se novamente, agora para a cidade de Kuopio onde ingressou na Academia Sibelius de Artes. Lá ela pôde desenvolver realmente seus dotes musicais, aperfeiçoando-se no canto lírico e música de câmara.
No dia 1 de Janeiro de 2003, Tarja casou-se com o empresário argentino Marcelo Cabuli, o qual já conhecia desde sua primeira excursão pela América Latina, em 2000; eles vivem juntos até hoje, ainda sem filhos.
0 comentários:
Postar um comentário