domingo, 31 de julho de 2011

Tristania

A banda UZI Suicide teve origem na Noruega em 1993. Tocando um estilo bem próximo do Heavy Metal, iniciou o trabalho com o guitarrista Morten Veland e o baterista Kenneth Olsson. Em 1995, com a entrada de Einar Moen, a banda mudou o nome para Tristania.
Veland e Moen deixaram a banda no ano seguinte, devido a alguns problemas relacionados a direcção musical. Passado algum tempo, Veland e Moen decidem reiniciar os trabalhos musicais e ressuscitar o antigo projecto de uma banda. Olsson foi convidado para retornar ao grupo. O baixista Rune Osterhus e o guitarrista Anders Hidle também integraram o Tristania, agora com uma proposta musical voltada para o Doom/Gothic Metal, no ano mesmo ano de 1996.
Passados alguns meses dedicados para as próprias composições, o Tristania preparava-se para entrar em estúdio. Mas algo ainda faltava: o vocal feminino. Poucas semanas antes das gravações, Vibeke Stene foi apresentada à banda, e sua voz harmoniosa encaixou-se com perfeição nas músicas. O Tristania estava pronto para o primeiro trabalho da carreira.
Em Maio de 1997, o CD independente de estreia saiu com 500 cópias para divulgação entre as gravadoras, rádios, revistas e jornais. Uma pequena parte foi vendida pelos próprios integrantes para ajudar a cobrir despesas com a produção.
A reacção da imprensa superou a expectativa, e Vibeke foi convidada para integrar o Tristania definitivamente. Ainda em 1997, este demo chegou até a gravadora Napalm Records, que não hesitou em fechar contrato com a nova banda. Outros três CD’s foram lançados e a demo foi regravada com mais qualidade.
O CD Window’s Weeds foi para as lojas e o resultado não poderia ter sido melhor. O primeiro álbum oficial trazia um metal gótico sinfónico repleto de arranjos clássicos e corais líricos. Pouco tempo depois, o EP Angina foi lançado, antecipando o que viria no próximo trabalho.
Beyond The Veil é um dos grandes álbuns de Metal de todos os tempos. Foi com este trabalho que o Tristania conquistou definitivamente o público. Com a qualidade inconfundível de suas faixas, o CD atingiu em cheio os amantes do emergente Gothic Metal e a banda surgiu na cena mundial como uma revelação da música norueguesa.
Na gravação do CD seguinte, o vocalista Veland deixou a banda. O trabalho World of Glass seria comprometido se não fosse a participação de Ronny Thorsen (Trail of Tears), que foi convidado para gravar os vocais rasgados de Morten Veland. Quando lançado, World of Glass repercutiu de forma extremamente positiva, comprovando o talento e a capacidade do Tristania.
Em 2004, a banda realizou uma turnê europeia ao lado do Therion. Ao todo foram mais de 30 apresentações na Polónia, Itália, França, Inglaterra, Bélgica, Alemanha e outros países. No mesmo ano, tiveram início as gravações do novo álbum.
O Tristania voltou aos estúdios a partir de Abril de 2004 para gravar Ashes. O novo álbum traz nove faixas inéditas e conta com a produção de Børge Finstad e arte gráfica de Christian Ruud. A música Equilibrium foi escolhida para a divulgação e também se tornou o primeiro clipe da banda.
Lançado em Janeiro de 2005, Ashes é um trabalho sofisticado com arranjos impecáveis que caracterizam a discografia do Tristania. Em Abril, a banda lança o videoclipe da faixa Libre, gravado na Suécia. Em Junho, o guitarrista Svein Terje Solvang, que já actuava como músico de apoio, é efectivado como membro da banda. Em Março do ano seguinte, iniciam-se as gravações do novo álbum. Porém, o vocalista Kjetil Ingebrethsen anuncia seu desligamento "amigável" da banda, alegando motivos pessoais.
Em Maio, as gravações são concluídas; mas o lançamento do novo trabalho intitulado Illumination ainda não tem previsão. Uma turnê agendada para Setembro é adiada devido ao fato de Vibeke estar concluindo seus estudos.
Finalmente, em Janeiro de 2007, Illumination é lançado. Este trabalho segue a linha de Ashes, no qual as onze músicas destacam o peso das guitarras e os vocais guturais, mesclado com breves passagens de sintetizadores e corais. Os destaques são as faixas Mercyside e Deadlands.
No final de Fevereiro, a banda anuncia em seu site oficial o desligamento de Vibeke Stene. A nota oficial cita que Vibeke deixou a banda por iniciativa própria e questões pessoais. Sem dúvida, é uma grande perda, não apenas para a banda, mas para toda a cena do Metal.
Apenas em outubro o Tristania anunciou oficialmente a substituta de Vibeke Stene. Mariangela Demurtas, italiana de 28 anos, era a nova "front woman" da banda norueguesa. Mariangela, apelidada de Mary, teve passagens em outras bandas menos expressivas e tornou-se membro do Tristania ao enviar uma demo para ser avaliada. Assim, Mary foi convidada para uma audição e, em seguida, foi escolhida pela própria banda e produtores.
Em maio de 2008, o vocalista Østen Bergøy publicou no blog do grupo no MySpace que o guitarrista Svein Terje não faz mais parte do Tristania. Segundo a publicação, Terje não especificou motivos para tal decisão. Bergøy afirma que "A hora não poderia ser pior" e ainda que ama Terje como um irmão, mas que "isso foi como ser apunhalado pelas costas". “De todo modo, faremos a turnê com Anders [Hidle] como único guitarrista. Não é a situação ideal mas faremos funcionar” comenta o vocalista. Após isso a banda tocou em vários festivais na América do Sul, México e no Masters of Rock na República Checa.Como outros compromissos gradualmente colocar uma pressão sobre a dedicação dos antigos membros 'da banda, Tristania reconhecidos os benefícios associados à renovação da programação com os membros que possam comprometer de forma mais permanente. A segunda adição forte veio com o baixista Ole Vistnes (Zerozonic), que passou de co-participação como músico para se tornar um membro permanente no início de 2008. Vistnes provou ser uma força considerável criativa da banda e é agora um dos principais compositores.

Em 2009, Gyri Smordal Losnegaard (Octavia Sperati) assumiu o papel de segundo guitarrista. Logo se tornou evidente que o baterista Lie Tarald (Diabla) seria seguir o exemplo Vistnes. Finalmente, depois de responsabilidades parentais o vocalista Østens Bergøy tornou-se incompatível com os futuros esforços musicais, a banda decidiu solicitar amigo de longa data e vocalista Kjetil Nordhus (Trail of Tears, Green Carnation) para se juntar a banda de forma permanente. Nordhus é uma escolha digna capaz de combinar estilo característico Bergøy do vocal. Já com a nova formação a banda apresnetou-se na Noruega em Kristinsand e Joperland, em Sibiu na Romenia no Artmania Festival e finalizando suas apresentações de 2009 na Alemanha, uma delas no aclamado Wacken Open Air.

Em 23 de Junho de 2010 a banda a anuncia o nome de seu novo álbum, intitulado de "Rubicon", gravado durante os primeiros meses de 2010 em diversos estúdios na Noruega. Desta vez, a banda foi fortemente envolvido em todos os aspectos do processo, como a maior parte da produção estava nas mãos dos membros da banda Anders Hidle e Ole Vistnes. Waldemar Sorychta, que produziu "illumination" e também contribuindo para a pré-produção de "Rubicon", continua a desempenhar um importante papel como co-produtor. Sorychta também é responsável pela mixagem do disco, juntamente com Dennis Koehne em Flying Pigs Studio.

Como os lançamentos anteriores, "Rubicon" congratula-se com uma série de músicos convidados, o mais notáveis contribuições provenientes Østen Bergøy nos vocais e um reencontro com a fantástica performance de violino de Pete Johansen. Com o novo registro, Tristania também reviveu outro colaboração passado, reunindo-se com sua ex-gravadora Napalm Records.

Com um produto sólido na mão e um line-up forte, Tristania re-surge com uma nova confiança e vitalidade. Após o lançamento do álbum, a banda pretende promover o novo álbum extensivamente, começando com o "Rubicon Tour 2010", em outubro, que irá levá-los a 9 países europeus em 16 dias.
O Tristania é considerado uma das precursoras de seu estilo, surgindo a partir dela, várias outras, principalmente da Noruega, que traçam o mesmo perfil musical, tornando-se uma referência.

0 comentários:

Postar um comentário